Óculos de realidade virtual criam simulações e preparam os funcionários para atendimento aos clientes

Treinamento em realidade virtual é a nova ferramenta usada pela Expresso Gardenia, empresa especializada no transporte rodoviário estadual e interestadual de passageiros, para incrementar seus negócios e inovar em atendimento aos clientes. A partir de agora, todos os motoristas realizam seus treinamentos por meio de óculos de realidade virtual que os transportam para uma simulação da realidade e facilitam o maior entendimento e compreensão das informações passadas.

Segundo a gestora de Recursos Humanos Luciana Ávila, era muito difícil conciliar horários dos quatros instrutores de treinamento com os 500 motoristas da empresa e essa logística empregava muito tempo e esforço. Com a aquisição da nova ferramenta, é possível treinar um número muito maior de pessoas em um período extremamente menor. “Além disso, a atenção dos motoristas é muito mais estimulada por essa forma de ‘aula’ do que uma palestra convencional. O treinamento em realidade virtual pode ser aplicado em qualquer hora, em qualquer lugar e para várias pessoas simultaneamente”, complementa. O projeto foi desenvolvido pelo NDG VR, núcleo de realidade virtual da agência NDG, em parceria com a Loop Video.

A realidade virtual vem aos poucos se fazendo presente no mercado de consumo, mas já deu provas de quão poderosa pode ser para o comércio on-line e off-line, pelo fato de transportar os consumidores a ambientes improváveis e com baixo custo. Além disso, visualizar produtos e serviços através da realidade virtual dá às pessoas uma forma diferente de pensar nas marcas, porque permite a “experimentação”. A tecnologia vem se difundindo no Brasil e ganhou muita força nos últimos anos.

Assista o Vídeo Case

 

Entenda como é produzido

A NDG, em parceria com a Loop Vídeo, utiliza as melhores câmeras do mercado que produzem imagens em alta definição 4k e softwares que fazem o processo de “stitching” – procedimento de união das diversas imagens que são captadas em foto ou vídeo 360º. A captação das imagens é realizada por um equipamento/câmera que produz imagem cilíndrica em formato de foto ou vídeo em alta definição. A sequência de imagens geradas é processada por um software, que as cola – processo de stitching – formando um único vídeo esférico que, após o processo de edição e personalização, é então disponibilizado em um arquivo, que pode ser reproduzido através de aplicativos gratuitos ou pelos canais de distribuição de conteúdos, seja no Youtube, Facebook e site do cliente.

Além do já alastrado uso em marketing, entretenimento e games, a realidade virtual é uma forte aliada dos corretores de imóveis na apresentação de opções para seus clientes e também tem sido usada com sucesso para incrementar os setores turístico e educacional. A tecnologia permite a criação de um conteúdo imersivo, que “transporta” o usuário para dentro da cena através de uma sequência de imagens produzidas em foto 360º (estáticas) ou em vídeo 360º (movimento). Para entrar nesse ambiente virtual, o usuário pode utilizar óculos VR acoplado ao próprio smartphone, navegar pelo conteúdo através do site da empresa ou até mesmo através do Youtube que hoje é 100% compatível e preparado para distribuir conteúdos em VR, além de outras redes como o Facebook e Vimeo.

Mais sobre o Expresso Gardenia

Fundada em 1964, o Expresso Gardenia atua no transporte rodoviário estadual e interestadual de passageiros, além de atuar com turismo, fretamentos e o transporte de cargas. Está presente em mais de 150 cidades, transportando mais de seis milhões de pessoas por ano, além de um grande volume de encomendas, com segurança, rapidez e eficiência. É considerada uma das melhores empresas de transporte do Brasil e conta com uma experiente equipe de profissionais, além de estar sempre investindo no treinamento e aperfeiçoamento de seus colaboradores, assegurando a confiabilidade dos seus serviços.